terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Como tudo começou

Bem no início de 2010, através de amizades virtuais, fui convidado para participar de um chat por Vanessa, psicóloga da AACD de São Paulo para me entreter um pouco, frequentava a IURD ainda morava com os pais, todos os meus irmãos estavam casados e tinha acabado de sair de uma desilusão amorosa, não tinha nada a perder mesmo e comecei a participar, usava a o NICK NAME de AMOR.

Foi bem recepcionado a princípio mas logo me senti um peixe fora d`água no meio daquele exibicionismo todo, assim como eu me senti tinha uma com o NICK NAME de GATAMORENA que assim como eu não se exibia na webcam, estava apenas para conversar, fazer amizades.

Começamos a conversar no privado, eu não vi como é que ela era fisicamente nem como se chamava, mas no início me respondia com monossílabos, achei que ou não queria conversar ou realmente era muito tímida, mas aos poucos fomos nos abrindo, contando nossas vidas, nossos problemas, ela tinha recém saído de um relacionamento que o sujeito a abandonou em pleno noivado, justamente no momento mais difícil quando sua mãe estava bem doente, seu pai tinha vendido tudo para poder cuidar dela em Florianópolis, e ela estava encostada pelo INSS, estava com a mãozinha esquerda deficiente.

Decidiu fazer uma sala de bate-papo para pessoas como nós, que queria primordialmente uma boa conversa, ela montou um perfil SR e SRA AMOR, já que meu nick era AMOR, como era amorosa minha gordinha, mas praticamente ninguém ficava na sala, sempre nós dois apenas, e com pouco tempo vimos que só nós dois nos bastávamos, não precisávamos mais preencher nosso precioso tempo com quem não dava valor à nossa amizade.

Me compadeci muito da situação dela, trocamos endereços eletrônicos, MSN messenger na época e perfis do ORKUT, e soube seu nomezinho, Iris Gonçalves, natural de Tubarão, morava em Capivari de Baixo, cobradora de ônibus, 29 anos, Gosta de música sertaneja, desenhos animados e aqueles programas americanos da TV a cabo, abaixo a primeira foto de rostinho que vi dela.




As webcans da época realmente não ajudavam. deixavam muito a desejar na qualidade, mas foi a primeira vez que vi este sorriso lindo, tímido, e esse rostinho que desde então me credenciou a apelida-la de nenê, eu não tinha seu MSN e perfil de ORKUT verdadeiro, a princípio só me disse que sua família não podia saber que frequentava chats e que estava conversando comigo, isso me intrigou bastante, alguém com quase 30 anos ter de agir como criança dessa forma, mas a deixei à vontade, não tinha sequer seu número.

Durante meses nossas conversas eram constantes, ela me desabafava muito que vivia numa situação emocionalmente difícil, que tinha vontade de fugir de casa, que gostaria de passear mas suas irmãs já casadas e seus pais já idosos e doentes não deixava isso ser favorável, ainda mais quando eu postava fotos de passeios que fazia das praias e belezas naturais da cidade, dia 3 de agosto ela aceitou namorar comigo a distância, foi um dia histórico, o dia que a única coisa que nos ligava era a confiança, ela me deu seu número de celular mas tínhamos restrições para nos falarmos pois a família poderia ouvir e daí querer saber quem sou,  insisti em saber porque guardar este segredo, e daí ela me contou.

Pertencia a religião Testemunha de Jeová desde criança e não podia ter laços estreitos ou namorar com quem não era da religião, e novamente me desabafava que queria fugir, que se sentia sufocada, mas não era difícil arrancar um sorriso e deixá-la feliz demonstrando meu amor, sendo bem humorado, carinhoso, atencioso, todos os dias, ela no seu quarto em Santa catarina e eu aqui em minha eletrônica em Maceió, realmente um mundo nos separava, a distância física era muito grande, pensávamos e conversávamos numa maneira de nos vermos pessoalmente sem esta loucura de fuga, era difícil mas eu sempre conseguia persuadi-la a não fazer isso, as vezes no celular só ouvia seu choro, mas depois era gostoso escutar um eu te amo de sua voz de criança.


Aos poucos, ela me deu seu endereço exato, seu telefone residencial, seu perfil de orkut verdadeiro, e eis a primeira foto que vejo, realmente uma criança grande, tão pura, tão fofa, tão linda. admirável. sua mãozinha melhora um pouco, seu benefício é cortado e tudo indica que vai ter de voltar para a TCL, empresa de ônibus onde é cobradora, entre um intervalo e outro entre viagens nos falávamos rapidamente por celular, ela comprou um chip da OI para nos comunicarmos melhor, e os planos de um dia ir conhecê-la pessoalmente continuava, ela me deu uma lista de hotéis e pousadas próximos e mais em conta, a cada dia crescia a vontade de finalmente estarmos juntos.

Muitas vezes quando eu teclava com ela pela webcam vazava um áudio de música caipira, rádio Web de Rinópolis Áureo Camargo, uma testemunha mesmo que virtual de tudo que estou aqui relatando, ela sempre me dizia que um dia iria lá conhecê-los pessoalmente.

Virada de ano, estávamos com os dois pés em 2011, ela me diz que por conta da religião não comemora natal, ano novo, aniversário, dia dos pais, das mães e outras datas, não consegui imaginar como era triste viver assim, vivo num mundo muito diferente do dela mas mesmo assim desejei a ela um 2011 diferente.

Tínhamos o Facebook como mais uma rede social, perto do meio do ano ela foi demitida da TCL, E novembro se tornou fiscal da zona azul de estacionamentos, mas não passou de 2 meses, ficou bem deprimida por não ter conseguido ficar no emprego, fiz uma pergunta que até hoje me arrependo até hoje: Porque é tão difícil arranjar emprego ? Ela me responde : Porque sou gorda, não me querem.

Isso não entrava na minha cabeça, uma menina dócil, simpática, adora fazer amizades, comunicativa, inteligente, como não dar emprego a ela ?

E assim terminamos 2011, sem muitas novidades, mas em compensação 2012 aconteceu muitas ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário